Nota de pesar:
Museóloga Solange do Alívio Pires D’Ávila
(COREM 1R 0024-I)
Foi com profundo pesar e consternação que o Conselho Regional de Museologia – 1ª Região recebeu a notícia do falecimento da Museóloga Solange do Alívio Pires D’Ávila (1940-2021), ocorrido ontem (23), na cidade de Salvador – Bahia.
Pioneira na Museologia baiana, Solange graduou-se na primeira turma do Curso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1974. Durante 40 anos, atuou como museóloga do Museu Geológico da Bahia (MGB), colaborando com a instituição desde a fase de planejamento até a sua aposentadoria, em anos recentes.
A professora e museóloga Heloísa Helena Costa, que era amiga e atuou com Solange durante muitos anos no MGB, destaca que ela “era uma excelente profissional, paciente, dedicada, muito organizada. Gostava da área de documentação e treinava os estagiários que por lá passavam. Era colaborativa, solidária e alegre. Ela ofereceu ao Museu Geológico um grande trabalho de catalogação e conservação, tudo feito com muita ética e competência. Tenho certeza de que seu exemplo de bom trabalho faz diferença nas pessoas que conviveram com ela.”.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com a sua família, amigos(as) e colegas, bem como externamos o nosso sincero agradecimento por todas as suas contribuições à Museologia, aos museus e ao patrimônio.
Brasil, 24 de julho de 2021
Diretoria do COREM 1R