Nota de apoio e solidariedade à Pinacoteca do Ceará
O Conselho Regional de Museologia – 1ª Região (COREM 1R), autarquia federal de fiscalização do exercício da Museologia, vem a público manifestar solidariedade à Pinacoteca do Ceará (@pinacotecadoceara), museu público mantido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará sob administração do Instituto Mirante de Cultura e Arte, alvo de grave e condenável campanha de desinformação e discurso de ódio através das redes sociais.
Desde o dia 27 de janeiro, a instituição vem sendo objeto de uma campanha de desinformação, que apela à distorção de fatos e a discursos de ódio contra grupos socialmente minorizados, como pessoas LGBTQIAPN+ e às religiões afro-brasileiras.
Repudiamos veemente tais atos, que maculam a dignidade humana e afrontam a liberdade, a autonomia e o respeito à pluralidade de expressões culturais em uma sociedade diversa como a brasileira.
Os museus são instituições de referência na promoção de debates e reflexões que colaboram para o enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência, devendo trabalhar ativamente para a superação de preconceitos, estigmas e outras formas de opressão.
Nos solidarizamos com o museu, com seus trabalhadores e trabalhadoras, bem como artistas e outras pessoas atacadas sem qualquer fundamento.
Cobramos das autoridades que sejam apuradas responsabilidades, com a certeza de que tais atos não podem ficar impunes, visto a recorrência com que tem ocorrido e o risco que representam à democracia e à liberdade de expressão, criação e fruição dos bens culturais.
Por fim, saudamos a iniciativa da instituição de realizar o Seminário “O direito à cultura na infância e adolescência: classificação indicativa e mediação cultural em museus”, que ocorrerá na Pinacoteca no dia 8 de fevereiro. A construção de espaços de reflexão e a abertura ao diálogo é essencial ao enfrentamento dos grandes desafios da humanidade, bem como dos museus. Tais ações demonstram e reafirmam o valor das instituições culturais e do papel que cumprem em diferentes dimensões da vida social.
Brasil, 06 de fevereiro de 2024.
Plenário do Conselho Regional de Museologia – 1ª Região (COREM 1R)