Nota de pesar e gratidão: Gianmario Finadri
Foi com profundo pesar que o COREM 1R recebeu a notícia do falecimento do conservador-restaurador Gianmario Finadri (1953-2023), italiano radicado na Bahia, com destacada atuação na conservação e restauração de bens culturais, no Brasil e na Itália.
Formado pelo Istituto d’Arte “Alessandro Vittoria”, em Trento, e pela Accademia Leonetto Cappiello, em Florença, Geanmario realizou especialização com estágio no Atelier de Restauração Edo Masini.
Atuou em diversos projetos de restauração no Brasil e no exterior, dentre os quais destacamos: a restauração de pinturas murais na Igreja Matriz de Rodeio (SC), projeto de restauração da Catedral Basílica de Salvador (juntamente com o Studio Argolo), pinturas de José Joaquim da Rocha do acervo da Santa Casa da Misericórdia da Bahia e da Igreja do Santíssimo Sacramento e Santana, em Salvador, além de inúmeros outros trabalhos em museus, palácios e igrejas. Realizou diversos intercâmbios e atuações em outros países, como a China.
Finadri criou a Ong Opus Bahia que, em parceria com a Universidade Católica de Salvador (UCSAL) ofertou, entre 2005 e 2007, um Curso Técnico em Conservação e Restauração, formando diversos profissionais baianos. Ministrou cursos e oficinas em museus e universidades, dedicando-se à restauração e ao ensino. Era proprietário do Atelier Jeanart Arte e Restauro Ltda, em Salvador, e sócio da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores (Abracor).
Neste momento de despedida, nos solidarizamos com a sua família, amigos, ex-alunos e colegas. Registramos o nosso profundo respeito e admiração a esse grande profissional, agradecendo por suas contribuições tão significativas à preservação do patrimônio e da memória, especialmente da Bahia.
Salvador – BA, 20 de setembro de 2023.
Diretoria do COREM 1R
Foto: Ricardo de Souza Vieira (Facebook)