COREM 1ª Região

 

Nota de pesar e gratidão: Museólogo Afrânio Mário Simões Filho 

 

 

Foi com profundo pesar e consternação que o Conselho Regional de Museologia – 1ª Região (COREM 1R) recebeu a notícia do falecimento do Museólogo Afrânio Mário Simões Filho (COREM 1R 0169-I), ocorrido ontem (09), na cidade de Salvador.

Afrânio graduou-se em Arquitetura (1984) e em Museologia (1996) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituição na qual concluiu o Mestrado em Artes Visuais (2003) e o Doutorado em História (2011), além de ter atuado como docente substituto, junto ao Departamento de Museologia.

Reconhecido por sua competência e profissionalismo, Afrânio Simões trabalhou em importantes instituições museológicas da Bahia, dando significativas contribuições à estruturação e funcionamento em diferentes posições: foi Gerente de Documentação e Pesquisa no Museu de Arte da Bahia, Coordenador do Memorial da Câmara Municipal de Salvador, Coordenador do Setor Educativo do Museu Carlos e Margarida Costa Pinto e colaborador da empresa Tecnomuseu, especializada em serviços museológicos.

Pesquisador dedicado, prestou consultorias e desenvolveu diversos projetos para museus, memoriais, exposições e publicações, com produção intelectual nos campos da História da Arte, Arquitetura, Museologia, História Econômica e Social, dentre outros.

Neste momento de despedida, apresentamos nossas sentidas condolências e nos associamos ao luto e à dor sentida pela família, amigos e colegas. Lembraremos sempre de Afrânio Simões, para além da sua conduta ética e profissional, como uma pessoa comprometida e extremamente gentil. Registramos nossa gratidão por sua vida de amor e dedicação aos museus e à Museologia, campos nos quais sua passagem sempre será lembrada com afeto e boas recordações.

Salvador – Bahia, 10 de junho de 2024.

Diretoria do COREM 1R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *