Nota de pesar:
Helena Alves Quadros
Foi com profundo pesar e consternação que o Conselho Regional de Museologia – 1ª Região recebeu a notícia do falecimento da educadora Helena do Socorro Alves Quadros, ocorrido hoje, em Belém do Pará.
A história de Helena confunde-se com a própria história da Museologia na região Norte do Brasil. Ela integrou por 40 anos o quadro técnico do Museu Paraense Emílio Goeldi, participando da consolidação da Divisão de Museologia e da criação, em 1983, do Serviço de Educação. Por meio de sua atuação sólida e consistente, criou e coordenou programas e projetos educativos emblemáticos, como “O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade” e “O Museu Goeldi de Portas Abertas”.
Além disso, participou da implantação do Programa Pontos de Memória, com atuação decisiva na criação e gestão do Ponto de Memória da Terra Firme, forte expressão da Museologia Social na região amazônica.
Em texto recente, em que narra a trajetória educativa do Museu Goeldi, concluiu sua reflexão afirmando: “mesmo com um contexto complexo por conta da pandemia global, a Educação Museal segue semeando a formação científica a todos e todas da sociedade, com esperança em primaveras de saúde e paz para humanidade.”.
Que a sua mensagem siga ecoando em nossas instituições e fazeres cotidianos. O seu legado permanece em todas e todos que a conheceram e que ainda conhecerão pelas inúmeras atuações relevantes e imprescindíveis ao campo museológico brasileiro.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com a sua família, amigos(as) e colegas, bem como externamos o nosso sincero agradecimento por todas as suas contribuições à Museologia, aos museus e ao patrimônio.
Brasil, 16 de abril de 2021
Diretoria do COREM 1R