Nota de pesar: Maximiliano Roger
Foi com profundo pesar e consternação que o Conselho Regional de Museologia – 1ª Região recebeu a notícia do falecimento do jovem museólogo Maximiliano Roger Alves Oliveira Júnior, ocorrido no dia 6, na cidade de Recife – Pernambuco.
Maximiliano bacharelou-se em Museologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016. Desde a graduação, envolveu-se em diversos projetos e iniciativas de pesquisa e extensão no campo museológico: foi bolsista do Museu da Parteira, programa extensionista coordenada pela Prof.ª Elaine Muller, e do projeto Museus Indígenas em Pernambuco, coordenado pelo Prof. Renato Athias.
Atuou como estagiário do Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) da Fundação Joaquim Nabuco e, depois de formado, trabalhou como educador e também na Coordenação de Museologia, com gestão de acervos. Foi um dos curadores da exposição “Nordeste Mix” e um dos idealizadores da mostra “Porvir, Faustino…”, todas montadas no MUHNE. Além disso, colaborou na produção do catálogo da coleção particular do arquiteto Carlos Augusto Lira.
Neste momento de dor e tristeza pela partida de um colega tão jovem, nos solidarizamos com a sua família, amigos(as) e colegas, e externamos o nosso sincero agradecimento por todas as suas contribuições à Museologia, aos museus e ao patrimônio.
Brasil, 8 de novembro de 2021
Diretoria do COREM 1R