Nota de Pesar:
Museóloga Anna D’Vecchi de Castro Nogueira
(1945-2021)
O Conselho Regional de Museologia – 1ª Região (COREM 1R) lamenta profundamente o falecimento da museóloga Anna D’Vecchi de Castro Nogueira, no dia 29/01/2021, em Salvador – Bahia. Anna era natural de Canavieiras e deixa enormes contribuições à Museologia, com destaque para sua atuação na gestão de museus, em órgãos de classe e na luta pela valorização do profissional museólogo(a).
A museóloga bacharelou-se em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1978. Na sua trajetória profissional, destacamos a direção do Museu do Cacau, em Salvador, e a coordenação da equipe responsável pela implantação do Museu do Cacau, em Ilhéus. Ela também integrou a diretoria da Associação de Museólogos da Bahia, importante instituição na luta pelo reconhecimento, valorização e regulamentação da profissão de museóloga(o).
Durante a VIII Conferência Internacional do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), em Salvador, no ano de 1999, Anna acolheu no Museu do Cacau diversas atividades, como exposição temporária, mesa redonda e concurso de fotografia, contribuindo para a ampliação dos horizontes museológicos, no Brasil e no mundo.
Eliene Dourado Bina, Museóloga e Conselheira do COFEM, destaca que Anna era “educada, gentil, atenciosa, delicada, acolhedora, nobre em cada gesto e atitude. Foi extremamente dedicada à Museologia e ao Museu do Cacau que dirigiu por muitos anos.”.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família e amigos(as) de Anna D’Vecchi, bem como externamos o nosso sincero agradecimento por todas as suas contribuições à Museologia, aos museus e ao patrimônio.
Brasil, 2 de fevereiro de 2021
Diretoria do COREM 1R