Nota de pesar: Museóloga Solange de Sampaio Godoy
Foi com profundo pesar e consternação que o COREM 1R recebeu a notícia do falecimento da museóloga, historiadora e professora Solange de Sampaio Godoy, profissional de referência para a Museologia brasileira, com destacada atuação no campo por mais de 40 anos.
Solange graduou-se em Museologia pelo Curso de Museus do Museu Histórico Nacional, em 1961, e em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1974, instituição onde obteve o título de Mestra em História Social da Cultura, em 2005.
Teve uma atuação intensa e em todo o território nacional: foi diretora do Museu Histórico Nacional (MHN), onde realizou importantes transformações na museografia e na área de pesquisa, sendo uma das criadoras da Associação de Amigos da instituição. Foi professora do Curso de Museus e do curso de Museologia da UNIRIO, além de responsável pela implantação do Museu de Arte Moderna de Resende. Também integrou o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi presidente do Conselho Regional de Museologia – 2ª Região (COREM 2R) e colaborou com inúmeras ações no Museu Carlos Costa Pinto, dentre tantas outras realizações.
Neste momento de despedida, nos solidarizamos com a sua família, amigos e colegas. Registramos o nosso profundo respeito e admiração, agradecendo por suas contribuições tão significativas à Museologia, aos museus e ao patrimônio nacional.
Salvador – Bahia, 16 de janeiro de 2023.
Diretoria – COREM 1R