Nota de pesar: Museólogo Gelci José Coelho (Peninha)
Foi com grave pesar e consternação que o COREM 1R recebeu a notícia do falecimento do museólogo, historiador, escritor e artista Gelci José Coelho (Peninha). Servidor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atuou como museólogo, foi pioneiro da Museologia em Santa Catarina. Foi também assistente e um dos principais responsáveis pela divulgação e preservação dos trabalhos do artista e folclorista Franklin Cascaes.
Na UFSC, atuou na direção do Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE). Foi um guardião das tradições e da cultura popular do litoral catarinense, coordenando projetos e ações que promoveram a salvaguarda de manifestações culturais e diferentes iniciativas de profissionalização dos trabalhadores de museus no estado. Foi um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento do Boi de Mamão e do folclore de Florianópolis e região metropolitana.
Neste momento de despedida, nos solidarizamos com a sua família, amigos e colegas. Registramos o nosso profundo respeito e admiração por esse grande Mestre, agradecendo por suas contribuições tão significativas à Museologia, aos museus e ao patrimônio nacional.
Salvador – Bahia, 16 de março de 2023.
Diretoria – COREM 1R