Nota de repúdio ao ataque à exposição “Themônias: a Arte Drag na Amazônia”
O COREM 1R repudia veementemente o ataque criminoso à exposição “Themônias: a Arte Drag na Amazônia”, montada pela turma de 2019 do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
É inadmissível a violação do trabalho acadêmico desenvolvido, bem como da dignidade das vidas e histórias retratadas na mostra. O tema escolhido pela turma faz-se ainda mais relevante em um país que ostenta graves e vergonhosos índices de violência contra os grupos LGBTQIAP+ e que, por isso, demanda intensa e colaborativa ação de diferentes grupos e do Estado para coibir as mais diversas formas de opressão e violação.
Nossa solidariedade à turma, ao Curso de Museologia da Faculdade de Artes Visuais da UFPA e à comunidade LGBTQUIAP+, representada na exposição!
O valioso trabalho desenvolvido não será ofuscado por aqueles que atentam contra a dignidade e os direitos humanos.
Que os autores sejam devidamente identificados e responsabilizados, cabendo à Universidade e às autoridades competentes realizar diligente trabalho de investigação e apuração, que este Conselho buscará acompanhar e auxiliar na medida de suas competências.