COREM 1ª Região

 

 

 

 

Nota sobre as exonerações no Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará (SIMM)

 

O Conselho Federal de Museologia (COFEM) e o Conselho Regional de Museologia – 1ª Região (COREM 1R) manifestam preocupação diante da exoneração de profissionais qualificados dos cargos de gestão do Sistema Integrado de Museus do Pará (SIMM) e confia na seriedade do Sr. Governador, Hélder Barbalho, no reexame de tais atos.

A profissionalização das instâncias de gestão do patrimônio, com a ocupação de postos técnicos por pessoas com formação sólida e competência técnica, é uma pauta histórica do campo museal brasileiro, refletivos na regulamentação da profissão de museólogo (1984) e na promulgação do Estatuto de Museus (2009), além de constituir diretriz fundamental da Política Nacional de Museus (2003).

Crentes na revogação dos atos que nomearam pessoas alheias ao campo museal para cargos tão relevantes do setor, nos solidarizamos e nos irmanamos ao movimento que ora se manifesta, esperando do Governo e da SECULT um olhar sensível à pauta e à reinvindicação de profissionais, estudantes, docentes, museólogas(os), artistas e sociedade civil organizada.

Conselho Federal de Museologia (COFEM)
Conselho Regional de Museologia – 1a Região (COREM 1R)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *