Nota de pesar e gratidão: Myrian Sepúlveda dos Santos
O Conselho Federal de Museologia (COFEM) e os Conselhos Regionais de Museologia (COREMs) recebem, com profundo pesar e consternação, a notícia do falecimento da Prof.ª Dr.ª Myrian Sepúlveda dos Santos, ocorrido ontem (17), no Rio de Janeiro.
A socióloga, historiadora, professora e pesquisadora produziu textos seminais para a compreensão da memória social, dos museus e do patrimônio no Brasil, colaborando decisivamente para a formação de gerações de museólogas(os), além de outros profissionais das Ciências Humanas e Sociais.
A sua atuação docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – @uerj.oficial) e os seus projetos destacaram-se por um compromisso explícito com a transformação social, com o desenvolvimento de um olhar refinado para as distintas realidades analisadas e pela qualidade de suas reflexões e intervenções.
A sua pesquisa de mestrado, “História, Tempo e Memória: Um Estudo sobre Museus”, defendida em 1984 junto ao Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/Cândido Mendes), é uma referência pelo pioneirismo e originalidade, tendo posicionado os museus como objeto de estudo nas Ciências Sociais, abrindo horizontes para novas(os) pesquisadoras(es) e ampliando o repertório crítico sobre a Museologia brasileira.
Expressamos a nossa gratidão por suas valiosas contribuições e nos solidarizamos com seus familiares e amigos, na certeza de que sua vida e obra seguirão inspirando gerações e gerações de profissionais.
Sistema COFEM/COREMs
Brasil, 18 de março de 2024.