Patrimônio em chamas:
Cinemateca Brasileira
O Conselho Regional de Museologia da 1ª Região lamenta profundamente o incêndio que acometeu um dos espaços da Cinemateca Brasileira, no dia de ontem, na cidade de São Paulo. O sinistro expõe, mais uma vez, a triste realidade das instituições dedicadas à preservação do patrimônio em nosso país.
A Cinemateca é uma das mais importantes instituições de guarda, preservação, pesquisa e divulgação da memória do audiovisual brasileiro, reunindo bens culturais de relevância nacional e internacional. O enfraquecimento das políticas públicas, a falta de coordenação e o desamparo institucional vêm marcando, drasticamente, a existência dos nossos museus e instituições de memória e patrimônio nos últimos anos, produzindo situações de gravíssimo perecimento de referências culturais insubstituíveis.
As chamas que ardem o nosso patrimônio precisam cessar! A retomada de diretrizes, políticas e ações em prol da cultura brasileira precisa redimensionar, recuperar e reposicionar as políticas patrimoniais e museais na centralidade de um projeto de país, fomentando novos futuros para o nosso passado e presente.
Nos solidarizamos com as(os) trabalhadores da Cinemateca e nos irmanamos a todos aqueles que se dedicam diariamente pela preservação de nossa memória.
Brasil, 30 de julho de 2021
Diretoria do COREM 1R