COREM 1ª Região

Gestão 2020-2021

Diretoria

Presidenta: Genivalda Cândido da Silva
Vice-presidente: Roberto Fernandes dos Santos Junior
Tesoureira: Talita Veiga Gomes
Secretária: Rita Maria Andrade Silva

Comissões Permanentes

Comissão de Tomada de Contas (CTC)
     Coordenadora: Roselia Adriana Rocha
     Vice-coordenadora: Heyse Souza de Oliveira
     Secretária: Renata Sandrelly da Silva

Comissão de Divulgação e Comunicação (CDC)
     Coordenador:
 Saulo Moreno Rocha
     Vice-coordenadora: Heyse Souza de Oliveira

Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP)
     Coordenador:
 Roberto Fernandes dos Santos Junior
     Vice-coordenadora: Renata Sandrelly da Silva
     Secretário: Saulo Moreno Rocha

Comissão de Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional (COFEP)
     Coordenadora:
 Talita Veiga Gomes
     Vice-Coordenador: Roberto Fernandes dos Santos Junior
     Secretária: Maíra Santana Airoza

Sobre as(os) Conselheiras(os)

Genivalda Cândido da Silva (COREM 1R 0414-I) – Presidente
Graduação em Museologia. Mestra em Museologia, linha de pesquisa 2– Patrimônio e comunicação. Doutoranda no PPGCI/UFBA linha de pesquisa 1 – Políticas e Tecnologias da Informação. Presidente COREM 1R. Tutora no Grupo de Estudos sobre os Cibermuseus e Núcleo de Pesquisas dos Ex-votos (GREC/NPE). Museóloga voluntária no Museu Rubem Freire de Carvalho Tourinho (Museu dos Ex-votos). Avaliadora Adhoc da Revista Caminho Aberto. Parecerista do INTERCOM Nacional e Regionais. Avaliadora ADHOC na Science Publishing Group. Integrante da Comissão de publicações do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB. Coordenadora do Congresso Internacional Museu, História e Colecionismo.

Roberto Fernandes dos Santos Junior (COREM 1R 0512-I) – Vice-Presidente
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe (2012-2017), onde foi presidente do Diretório Acadêmico de Museologia da UFS-DAMUFS (2014-2016). Mestre em Museologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (2017-2019). Fundador do Museu do Estandarte. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Museologia na Bahia. No momento atua como Assistente Administrativo na Secretaria Municipal de Cultura de Barra dos Coqueiros-SE.

Rita Maria Andrade Silva (COREM 1R 073-I) – Secretária
Graduação em Museologia e Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia; Atuação em Museus públicos e privados há 32 anos nas áreas de: Administração de Museus Centros de Cultura; Documentação, pesquisa e divulgação de acervos; Curadoria, desenvolvimento e montagem de mostras e exposições de curta e longa duração; Musealização de espaços de memória; Concepção e execução de projetos museológicos e museográficos; Consultoria e assessoria em projetos e planos museológicos: regimentos, planos de gestão, estatutos; Desenvolvimento e aplicação de atividades educacionais não-formais para museus.

Talita Veiga Gomes (COREM 1R 398-I) – Tesoureira
Bacharel em Museologia (2012 – UFBA), Mestra em Museologia em (2016 – UFBA), Especialista em Preservação de Acervos Bibliográficos, atua ainda com Estudos de Público de Museus e Exposições Itinerantes. Trabalha como Museóloga na Universidade Federal da Bahia e coordena o Núcleo de Preservação do Sistema de Bibliotecas (desde 2015) Palestrante e Tutora de cursos em temas da preservação, conservação e restauração de acervos bibliográficos. 

Roselia Adriana Barbosa da Rocha (COREM 1R 0395-I) – Conselheira
Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Pernambuco,  concluinte da Especialização em Museus, Identidades e Comunidades – Fundação Joaquim Nabuco, atuou em diversas empresas do Recife coordenando projetos museológicos e museográficos para museus e com requalificação de equipamentos culturais. Atua prestando serviços de consultorias e elaboração de Laudos Técnicos de Conservação. Atualmente é supervisora de museologia  no Centro Cultural Cais do Sertão e Membro do Conselho Regional de Museologia 1R.

Renata Sandrelly da Silva (COREM 1R 0451–I) – Conselheira
Museóloga pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife/PE. Graduada em História da Arte e Arqueologia pela Université Toulouse Jean Jaurès, França. Fez intercâmbio universitário em História da Arte (em paralelo tradução/simultânea português/francês –francês/português) pela Université Clermont-Ferrand II – Blaise Pascal, França. É pós-graduada em Gestão de acervos e unidades de informação pelo Centro Universitário Tiradentes – UNIT/PE. Cursa pós-graduação em Museus, identidades e comunidades pela Fundação Joaquim Nabuco –FUNDAJ. Atua no campo museológico desde 2008 em instituições como Museu da Abolição – Recife/PE, Sinagoga Kahal Zur Israel – Recife-PE, Musée des Augustins – Toulouse, França, MUSEUM – Toulouse, França.

Saulo Moreno Rocha (COREM 1R 0510-I) – Conselheiro
Museólogo e educador do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – Mauc/UFC. Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio [PPG-PMUS] – Convênio UNIRIO/MAST (2018). Bacharel em Museologia pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2016). Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Vitória da Conquista (2012). Pesquisador associado da Coordenação de História, Cultura e Memória da ONG Carreiro de Tropa – CATROP, do Núcleo de Memória da Museologia no Brasil (NUMMUS/UNIRIO), do Grupo de Pesquisa Memória e Preservação da Museologia no Brasil (UNIRIO), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (GECIMP/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Educação Museal: conceitos, história e políticas (GPEM/MHN/IBRAM). Temas de pesquisa: Tropeirismo: memória e patrimônio cultural; História e memória da Museologia no Brasil; Abolicionismo e museus; Musealização, Patrimonialização e Educação Museal. Profissional registrado junto ao Conselho Regional de Museologia da 1ª Região (COREM 1R 0510 – I). Desde fevereiro de 2019, atua como Coordenador do Núcleo Educativo do Mauc/UFC.

Maíra Santana Airoza (COREM 1R 0489-I) – Conselheira
Possuo graduação em Museologia pela Universidade Federal do Pará (2013), onde fui discente pesquisadora do Programa de Bolsas de Iniciação científica/IC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq. Mestre em Antropologia, com ênfase em Arqueologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) pela Universidade Federal do Pará (2016). Tenho experiência na área de Antropologia e Museologia, com ênfase em Teoria Museológica e Arqueologia. Atualmente, sou TAE Museóloga no Curso de Museologia da UFPA.

Heyse Souza de Oliveira (COREM 1R 0412-I) – Conselheira
Doutoranda  em Desenvolvimento e Meio Ambiente, na linha de pesquisa: Relações Sociedade, Natureza e Sustentabilidade,pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e meio Ambiente-DDMA/UFS (2021-2024); Mestra em História, na linha de pesquisa: Poder, Cultura e Sociedade, pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2018); Especialista em Planejamento do Turismo, pelo Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal de Sergipe-UFS (2019); Especialista em Museografia e Patrimônio, pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2016); Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS (2014).Possui cursos de formação profissional em: Políticas Culturais, pelo Centro de Estudos Latinos-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo -USP (2015) e Curadoria e Patrimônio Artístico e Cultural, pela Fundação Nacional de Artes -FUNARTE (2013).Atuou como coordenadora do Museu Cidade de Aracaju-Prefeito Viana de Assis (2014-2019) , localizado no Centro Cultural de Aracaju, integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos do Tempo Presente-GET/CNPq/UFS (2016-atual). Possui experiência nas áreas de Cultura, Museu e Patrimônio.

 

Rolar para cima