COREM 1ª Região

Em Recife, Medalha do Mérito Museológico é entregue à Fundaj e à Museóloga Maria Regina Martins Batista e Silva

Peça gráfica com foto da mesa solene de entrega da medalha do mérito museológico

 

 

 

 

Em Recife, Medalha do Mérito Museológico é entregue à Fundaj e à Museóloga Maria Regina Martins Batista e Silva

 

Na última segunda-feira (13), o COREM 1R em parceria com a Fundaj realizou o Seminário Trajetórias e Poder na Museologia Nordestina, que antecedeu a Cerimônia de Entrega da Medalha do Mérito Museológico à Fundaj e à Museóloga Maria Regina Martins Batista e Silva.

A primeira mesa do evento, intitulada “O poder dos museus nordestinos”, contou com as participações de Átila Tolentino (educador e pesquisador vinculado à Rede de Educadores em Museus da Paraíba – REM/PB), de Gilvanildo Ferreira (museólogo e antropólogo vinculado ao Museu do Mamulengo de Glória do Goitá) e de Gleyce Kelly Heitor (museóloga e educadora vinculada à Oficina Francisco Brennand). A mediação foi feita pela educadora Edna Silva, coordenadora de ações educativas do Museu do Homem do Nordeste – MUHNE.

Mesa 1 – O poder dos museus nordestinos

A mesa, por meio de seus diferentes participantes, focalizou as diferentes dimensões de poder dos museus e da museologia, tema proposto este ano pelo Conselho Internacional de Museus e que esteve em debate durante a última Semana Nacional de Museus.

A segunda mesa, intitulada “Trajetórias da Museologia na Fundação Joaquim Nabuco (1949-2022)”, contou com as participações de Albino Barbosa de Oliveira Junior (museólogo e Coordenador de Museologia do Museu do Homem do Nordeste/Fundaj), de Henrique de Vasconcelos Cruz (museólogo e vinculado à Coordenação de Exposições do Museu do Homem do Nordeste/Fundaj) e de Maria Regina Martins Batista e Silva (museóloga aposentada da Fundaj). A mediação foi feita pela museóloga Roselia Adriana Barbosa da Rocha, diretora secretária do COREM 1R.

Mesa 2 – Trajetórias da Museologia na Fundação Joaquim Nabuco (1949-2022)

A mesa focalizou os percursos da museologia na fundação, pondo em destaque a trajetória de diferentes profissionais que construíram cotidianamente a área de museologia nas últimas décadas. Em relato emocionante, a museóloga Maria Regina, homenageada do dia, relembrou a sua chegada à instituição, em 1973, e as décadas em que nela atuou, pontuando gerações e gerações de pessoas que marcaram a sua atuação pela colaboração e parceria. Albino Oliveira destacou a importância da profissionalização das instituições, apontando as inúmeras inovações que surgiram na Fundaj e o papel da instituição na preservação das matrizes culturais do nordeste brasileiro. Henrique Cruz, a partir de imagens e documentos, reconstituiu a trajetória de Maria Regina na fundação, revisitando o percurso vitorioso de uma museóloga incansável e que tanto colaborou para a expansão do campo no país.

Museóloga Maria Regina recebe Medalha do Mérito Museológico

A mesa solene de entrega da Medalha do Mérito Museológico ocorreu ao fim do dia e foi composta pelo Presidente do COREM 1R, o museólogo Saulo Moreno Rocha; pela Coordenadora-Geral do Museu do Homem do Nordeste (MUHNE/Fundaj), Sr.ª Fernanda Guimarães; e pelo Sr. Mário Hélio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundaj, representando a presidência da instituição.

A Fundaj e sua museóloga, Maria Regina, foram homenageados pelo histórico de contribuições fundamentais ao exercício da Museologia na jurisdição do COREM 1R. A entrega ora realizada está vinculada à 9ª edição da medalha, concedida a cada dois anos pelo Conselho Federal de Museologia (COFEM) a personalidades e instituições que prestaram destacados serviços à Museologia no Brasil.

Representantes da Fundaj recebem Medalha do Mérito Museológico

Criada em 1949, a Fundaj é uma das mais importantes instituições de preservação e pesquisa do país. Salvaguarda e compartilha valiosos bens culturais vinculados às matrizes culturais do Nordeste e desenvolve um amplo programa de ação que compreende atividades museológicas, científicas e de educação.

A Museóloga Maria Regina Martins Batista e Silva (COREM 1R 0130-I), nascida em Salvador – BA em 1950, diplomou-se pelo Curso de Museus do Museu Histórico Nacional (MHN) em 1973, ano em que se mudou para Recife, para atuar no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, atual Fundaj, tendo atuado como diretora do Museu de Antropologia, diretora de Museologia e Museografia do Museu do Homem do Nordeste, dentre tantas outras funções de destaque na instituição. Atuou como Conselheira Regional no COREM 1R por diversos mandatos e também como Conselheira Federal do COFEM.

À instituição homenageada e sua museóloga, o sincero agradecimento e reconhecimento de toda classe museológica, representado pela Medalha outorgada.

Seminário disponível online

O evento foi gravado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e publicado em seu canal no YouTube. Para acessar os vídeos, clique abaixo no link:

Mesa 1 (link)
Mesa 2 (link)
Mesa solene (link)

 

2 comentários em “<span class="hpt_headertitle">Em Recife, Medalha do Mérito Museológico é entregue à Fundaj e à Museóloga Maria Regina Martins Batista e Silva</span>”

  1. William Gallagher

    Meus mais sinceros votos de parabéns para Maria Regina, excelente profissional e mulher maravilhosa que tive o imenso prazer de acompanhar duas vezes durante as suas estadias nos Estados Unidos.

    1. Olá, William.
      Agradecemos por suas palavras. Regina é uma profissional excepcional e que deu valiosíssimas contribuições ao museus e à museologia brasileira.
      Feliz ano novo!
      Cordialmente,
      COREM 1R

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =

Rolar para cima